Modelo de Relatório
Orientações para a elaboração do RELATÓRIO FINAL de atividades de estudante participante do Programa IC Voluntário:
O Relatório Final deve ser redigido em português pelo bolsista e corrigido pelo orientador. Nele precisam estar descritas as atividades desenvolvidas pelo bolsista durante o período em que esteve no Programa e apresentar os resultados alcançados com a execução do Plano de Atividades. Ele deve possuir as seguintes seções fundamentais (ou variantes), de acordo com a área de conhecimento:
a) TÍTULO
b) RESUMO (com 3 ou 4 palavras-chave)
c) INTRODUÇÃO (revisão bibliográfica, justificativa e objetivos)
d) MATERIAL E MÉTODOS
e) RESULTADOS E DISCUSSÃO
f) CONCLUSÕES
g) REFERÊNCIAS
O Relatório Final deve relacionar, quando for o caso, as eventuais participações do bolsista nos principais congressos da área e publicações com o orientador em periódicos indexados e/ou com corpo editorial. Deve relacionar os títulos/autores e nome dos periódicos com referência bibliográfica completa. Precisa ser redigido pelo bolsista e corrigido pelo professor orientador e estar em formato “.pdf”.
O Relatório Final precisa conter, ainda, nas conclusões, uma avaliação do aluno em relação aos benefícios da IC no seu aprendizado e formação científica.
Nos casos de cancelamento do projeto, caso deseje a emissão de certificado em relação ao período com desenvolvimento de atividades, em até 30 dias após o pedido de cancelamento, o bolsista que encerrou as suas atividades deverá apresentar ao orientador o Relatório Final das atividades desenvolvidas e os resultados parciais alcançados com a execução do Plano de Atividades até a data da interrupção.
Mais informações sobre a Normalização de Trabalhos acadêmicos:
http://www.bu.ufsc.br/design/Grafica.html.
- O Relatório Final deve ser em português, datado e enviado pelo professor orientador diretamente através do Formulário IC On Line.
- Para liberação do certificado o orientador deve comunicar sobre o anexo do Relatório Final no sistema por e-mail para piict@contato.ufsc.br.
O relatório científico descrito deve seguir o modelo da UFSC (ainda que simplificado), disponível aqui.