Programa IC Voluntário

02/06/2010 17:00

Acessar Formulário de Inscrição

O Programa de Iniciação Científica Voluntária da UFSC – criado em 30 de junho de 2005 – tem como objetivo estimular estudantes de graduação que estão desenvolvendo atividade de pesquisa, sem terem sido contemplados com quota de bolsa de Iniciação Científica, a continuar as suas atividades, além de identificar os alunos contemplados com quota-orientador junto ao CNPq. Considerando o interesse existente na participação dos programas de IC e o número limitado de quotas, a PROPESQ formaliza o cadastramento de estudantes que realizam atividades de pesquisa na Universidade. A atividade independe da concessão de bolsas e o registro tem como objetivo formalizar a sua participação na Iniciação Científica da UFSC, obedecendo às regras do programa.

Vigência da Participação
A partir da data de cadastro no Programa.

Carga Horária do Participante
Até 20 horas semanais.

Requisitos para Inscrição

Do Orientador

• Possuir titulação de doutor;
  • Ter o currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq no corrente ano;
  • Ser vinculado(a) à UFSC em uma das seguintes condições:
    1. Docente contratado(a) em regime de trabalho de tempo integral de 40h e/ou de dedicação exclusiva (DE);
    2. Docente em afastamento e/ou licenças, desde que mantido o vínculo com a UFSC e a orientação do trabalho durante todo o período de vigência do projeto;
    3. Participante do Programa de Serviço Voluntário da UFSC na condição de aposentado(a), cuja vigência do Termo de Adesão de Serviço Voluntário englobe o período de vigência do projeto;
    4. Visitante, cuja vigência do contrato englobe o período de vigência do projeto;
    5. Doutor em Estágio Pós-Doutoral desde que a vigência do contrato do estágio, englobe o período de vigência do projeto;
    6. Servidor Técnico-Administrativo em regime de trabalho de tempo integral de 40h;
    7. Pesquisador bolsista das agências de fomento cadastrado em programa de pós-graduação da UFSC como professor permanente cujo vínculo englobe o período de vigência do projeto.

Do Estudante

• Estar regularmente matriculado na UFSC;
  • Possuir Curriculum Lattes cadastrado na Plataforma Lattes/CNPq.
  • Estar cadastrado como membro da equipe de projeto aprovado no SIGPEX.

Documentação Necessária para Inscrição no Programa

Avaliação e Acompanhamento

O ORIENTADOR deverá, ao final do período de vigência do projeto cadastrado, em até 30 dias, anexar o relatório em local próprio do Formulário IC Online, um relatório FINAL das atividades desenvolvidas. Esse relatório, redigido pelo aluno e corrigido pelo orientador, deverá incluir as seguintes seções fundamentais (ou variantes), de acordo com a área de conhecimento:

1. Título
  2. Resumo (com palavras-chave – 3 ou 4)
  3. Introdução (revisão bibliográfica, justificativa e objetivos)
  4. Material e métodos
  5. Resultados e discussão
  6. Conclusões
  7. Referências

O Relatório Final precisa conter, ainda, nas conclusões, uma avaliação do aluno em relação aos benefícios da IC no seu aprendizado e formação científica.

Certificado

Os certificados de participação de estudante e orientador junto ao Programa ficam disponíveis no endereço http://pibic.sistemas.ufsc.br/certificado/procurar a partir do momento em que for solicitado pelo orientador através do e-mail: piict@contato.ufsc.br, e desde que comprovado o envio do Relatório Final, pelo orientador, em local próprio do Formulário IC Online, de acordo com modelo e instruções acima.

Caso o período de vigência no Programa seja inferior a 06 (seis) meses, a PROPESQ reserva-se o direito de emitir apenas uma Declaração.

Dúvidas, solicitações e comentários devem ser encaminhadas, por e-mail, para piict@contato.ufsc.br.

li class="comment even thread-even depth-1" id="comment-1">

Este é um exemplo de um comentário do WordPress, você poderia editá-la com informações sobre você ou sobre o seu site para os seus leitores saberem de onde você é. Você pode criar quantos comentários e sub-comentários quiser e gerenciar todo o seu conteúdo dentro do WordPress.